Olá amigos, espero com este blog compartilhar os resultados de meus estudos sobre os povos antigos, sua sabedoria, ciência e espiritualidade. Acredito que nascemos para aprender, crescer e objetivar o bem comum, sendo assim, aqui estou para vivenciar esta meta. Sejam todos bem vindos a este blog!!!

Guti Fraga


Artista Plástica, Historiadora, Professora de História e Estudos Sociais 1º e 2º Grau DEMEC/RS - LP 92529 - FAPA/RS, Mestra de Reiki e Terapeuta Holística AEPERS - 9206/03
Pesquisadora dos Povos Antigos Idealizadora e Diretora do Espaço da Criatividade
Projeto que vincula HISTÓRIA - ARTE - CIÊNCIA CNPJ - 12082477/0001-42 ISSQN - 532884429


Portfólio

Guti Fraga desde muito cedo mostrou o gosto pela arte. Aos cinco anos de idade colecionava seus desenhos de formas humanas, e aos 10 anos pintava sua primeira coleção com 15 trabalhos em guache sobre madeira com motivos de paisagens, inspirada nos morros do bairro Vila Nova, onde vive, em Porto Alegre, RS.
Em 1991, Guti Fraga, cria uma empresa de assessoria em decoração e pinturas especiais, dedicando-se à arte impressionista e expressionista com base na simbologia dos povos antigos. Assim começa sua campanha de resgate desta simbologia para a atualidade.
Suas obras refletem seu caráter forte e sua delicadeza frente à vida, o que a traduz como uma pessoa eclética, viva e em constante movimento. Elas expressam uma “força nata” uma atitude de “EU QUERO SER LIVRE”! Busca, com suas criações, uma visão mais ampla e livre do universo.
O trabalho artístico e terapêutico de Guti Fraga é abrangente, mas incisivo na sua meta: QUALIFICAÇÃO EXISTENCIAL.
O seu estilo, grandemente individual, foi influenciado por várias tendências artísticas diferentes, incluindo o impressionismo, o expressionismo, o simbolismo, o abstracionismo e o subjetivismo.
Nos seus quadros, realizados em técnicas mistas, em acrílico sobre MDF ou tela, usa cores fortes e marcantes, e símbolos ancestrais, os quais colaboram para um trabalho cromoterápico e metafísico. Muito inventiva em seus métodos e técnicas, trabalha com vários materiais diferentes, como pano, estopa, linho, papel-cartão, tinta acrílica e guache, misturando formas com expressões e símbolos.
Guti Fraga inicia em sua arte seus irmãos Vitor de Freitas e Regina Fraga. Dedicam-se juntos às atividades voltadas às artes plásticas, decorando ambientes e fazendo restaurações de peças antigas, planejamento e execução de quadros e painéis. Em 1995 os artistas abrem o seu atelier ao público, fazendo a sua primeira grande exposição. Com o sucesso da exposição os artistas foram convidados para expor nos espaços:
  • Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre - 1997)
  • Centro de Convenções FIERRGS (Porto Alegre - 1997)
  • Rama Arte e Antiguidades (Porto Alegre - 1997)
  • Puerto Madero Café (Porto Alegre - 1997)
  • Galeria de Arte Centro Cultural Klinger Filho (Porto Alegre - 1997)
  • Banrisul Agência Otávio Rocha (Porto Alegre - 1998)
  • White Gallery (Porto Alegre - 1998)
  • AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) - Exposição de Mandalas na Semana Aquariana (Porto Alegre - 1999)
  • Centro de Eventos da Cidade de Nova Petrópolis - Exposição Espaço de Recolhimento - Mandalas Energéticas (Nova Petrópolis – 1999)
  • Galeria de Arte Centro Cultural Klinger Filho (Porto Alegre - 1999)
  • Espaço Cultural do Aeroporto Salgado Filho – INFRAERO (Porto Alegre - 1999)
  • Associação Americana da Família Fraga - Departamento Cultural de Viamão (Viamão – 2000)
  • Secretaria de Cultura de Viamão – Exposição Mandalas: Um Convite ao Auto-Conhecimento de (Viamão – 2000)
  • Univates- Exposição: " Expressando a Abstração com traços e pinceladas" ( Lageado- 17 a 25 setembro de 2012)
 A partir de 1992 desenvolve oficinas de arte em escolas carentes objetivando a qualificação existencial, através do prazer de motivar a capacidade criativa.
Hoje seus trabalhos e seu amor pela arte culminam com a idealização e a direção do" Espaço da Criatividade", Centro Cultural que vincula história , arte e ciência.  Sito à rua: Almirante Golçalves, 192A, Bairro: Menino Deus - Porto Alegre - RS - Brasil.