Olá amigos, espero com este blog compartilhar os resultados de meus estudos sobre os povos antigos, sua sabedoria, ciência e espiritualidade. Acredito que nascemos para aprender, crescer e objetivar o bem comum, sendo assim, aqui estou para vivenciar esta meta. Sejam todos bem vindos a este blog!!!

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL A TERCEIRA INTELIGÊNCIA


Pesquisas científicas estão demonstrando que não apenas QI, ou Quociente Intelectual, basta para lidar com as situações do dia a dia, junto a ele, o Quociente Emocional já é apontado como outro fator necessário para transitarmos entre os padrões de hábito e costumes inerentes à vida em sociedade. E agora, além deles, foi identificado um terceiro tipo de inteligência, o Quociente Espiritual (QS), que é foco de estudos científicos e levanta curiosidades sobre como pode ser desenvolvido e aplicado na vida como um todo.
As pesquisas abordam o assunto atestando a existência de um terceiro tipo de inteligência, que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida.
O quociente espiritual aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O quociente espiritual está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.
Os cientistas descobriram que temos um “Ponto de Deus” no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada à experiência espiritual. Tudo que influência a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais. Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico. Isso dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual. Outro tipo de organização permite realizar o pensamento associativo, afetado por hábitos, emoções, reconhecedor de padrões. É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional. Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento.  
A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade, assim os pesquisadores identificaram algumas qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes: são pessoas que praticam e estimulam o autoconhecimento profundo, são levadas por valores, são idealistas, tem capacidade de encarar e utilizar a adversidade, são holísticas, celebram a diversidade, tem independência, perguntam sempre “por quê?”, tem capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo, tem espontaneidade e tem compaixão.
Os exercícios de relaxamento, respiração e meditação são indicados para o desenvolvimento de tais qualidades, pois favorecem o afloramento da Inteligência Espiritual.

0 comentários: