Olá amigos, espero com este blog compartilhar os resultados de meus estudos sobre os povos antigos, sua sabedoria, ciência e espiritualidade. Acredito que nascemos para aprender, crescer e objetivar o bem comum, sendo assim, aqui estou para vivenciar esta meta. Sejam todos bem vindos a este blog!!!

O poder da Voz


A voz é um dos instrumentos de influência mais eficazes nas comunicações humanas, ela revela nossas angústias, sonhos, alegrias e intenções, ou seja, imprime publicamente nossas características individuais.
Uma voz delata o estado de espírito de uma pessoa. Uma pessoa consciente do estado de gratidão, de estar num planeta, e que vive por uma força maior que o coloca vivo, tem uma voz forte, delineada, definida, clara, harmônica, gostosa de ouvir.
Quem busca o autoconhecimento tem na voz uma ferramente especial, que mostra traços importantes de nosso ser, sendo assim, conhecer a própria voz é conhecer um pouquinho da própria alma.
Um dos primeiros passos para este conhecimento é reconhecer a voz que temos, identificar seus pontos fortes e frágeis e aperfeiçoá-la em sua expressividade, pois somos julgados e avaliados a cada instante da nossa vida também pelos sons que emitimos. Precisamos buscar uma voz que agrade nossos ouvidos e os ouvidos alheios. O que falamos é importante, mas o que dá credibilidade à mensagem é a harmonia e a coerência entre o que se diz e a forma como a voz transmite a informação. A voz é importante para que a mensagem seja compreendida.
A voz pode nos ajudar em inúmeras situações, pois em qualquer circunstância é possível transmitir confiança, liderança, credibilidade e assertividade. A capacidade de persuasão aumenta consideravelmente quando a voz é clara e bem definida, isso intensifica a compreensão da mensagem. Quando queremos falar em um tom mais grave ou aveludado, utilizamos a região do tórax onde ressoam os tons graves e médios, já os timbres mais altos, ressoam na região da face, onde os tons agudos se amplificam, dando uma aparência mais jovial à fala. Caso façamos uma apresentação oral durante mais de 03 minutos é necessário modular o volume vocal, ou seja, falar mais alto e mais baixo, mais depressa e mais devagar. Por meio da voz traduzimos quem somos, o que sentimos e como enxergamos o mundo. Por meio dela é possível detectar as sombras e a luminosidade de cada um. A voz é uma arma poderosa. Cuidemos da voz como quem afina um instrumento precioso, pois investindo no aprimoramento vocal teremos maiores condições de uma vida qualificada. Guti Fraga

0 comentários: